Quer saber como escolher um vinho apenas pelo rótulo?

Decifrando rótulos
Por mais difícil que pareça ser, um rótulo de vinho pode ser entendido sem muito esforço. As informações são claras e intuitivas, basta ter atenção e conhecer um pouquinho sobre particularidades da bebida.
Confira no exemplo abaixo:
1) Nome do Vinho
O primeiro item que nossos olhos encontram, normalmente, é o nome do vinho. Cabe enfatizar que nome é diferente de vinícola. O nome pode ser uma referência que facilita a busca ou, até mesmo, a definição de um segmento da bodega.
– Chianti: região ou uva. A uva é quem define o vinho que você vai beber. Os vinhos europeus (Velho Mundo) têm peculiaridades quanto à uva no rótulo. Normalmente eles possuem a região de produção, afinal, neste caso, a região define qual uva será plantada, e boa parte desses vinhos é desenvolvido com mais de um tipo de uva (esses são conhecidos como blends ou assemblagem).
– Denominação de origem e controlada e garantida: Nesta área do rótulo, você encontra a denominação de origem local. É a garantia de autenticidade de que aquelas uvas realmente vêm do local prometido. Além de passar maior credibilidade para o consumidor, é uma garantia de não ter surpresas na hora de abrir o vinho.
– Superiore: Guarda (se o vinho possui guarda, é sinal que foi envelhecido em barrica).
2)Safra
A safra agrega informações pertinentes somadas à região. Afinal, através dela, sabemos quais as condições climáticas daquele período e o ano de produção das uvas. É fundamental também para os vinhos de guarda. Assim, sabemos quanto tempo temos que deixar o vinho em repouso na adega ou até quando consumir.
3) Produtor
É muito importante saber identificar o produtor, pois é ele quem garante a qualidade e a procedência do vinho. Na hora de elaborar a bebida, ele é quem define o estilo que aquele vinho deve ter; o período em barrica; o tipo de maceração; a mistura das uvas; e muitos outros detalhes definidos com o sommelier da vinícola.
4) Graduação Alcoólica
Existem regulamentações para o mínimo e o máximo de álcool contido no vinho. Por isso, a graduação também tem evidência no rótulo e no contra-rótulo.
5) Volume
Com variados formatos e tamanhos, o item é responsável por quantificar o volume interno da garrafa. Sendo assim, sempre estará presente no rodapé ou na borda lateral.Fazer a leitura de um rótulo não é um desafio tão grande, não é mesmo? Aproveite e conheça outras informações básicas sobre vinhos, como o tipo de uva, o processo de produção e até os rótulos mais recomendados para você.