6 aperitivos para vinho e sugestões de harmonização!

6 aperitivos para vinho e sugestões de harmonização!

6 aperitivos para vinho e sugestões de harmonização!

Se você está preparando um jantar especial ou uma noite de degustação, os aperitivos para vinho são parte essencial e tornam a experiência ainda melhor. 

Neste post você confere 6 sugestões de receitas, incluindo petiscos simples para comer com vinho, alternativas saudáveis, dentre outros. 

  •  Dadinho de tapioca

O dadinho de tapioca é um aperitivo típico brasileiro e, além do sabor incrível, é uma opção bastante democrática, já que não contém glúten e é pouco calórico. Na hora de preparar, as possibilidades são inúmeras, desde versões tradicionais até as recheadas ou temperadas.

É um bom petisco para harmonizar com espumantes brut, ou vinhos com boa acidez de uvas brancas, como a Sauvignon Blanc.

Receita de Dadinho de tapioca - iG

  •  Espetinho de camarão

Para quem ama frutos do mar e prefere petiscos saudáveis para comer com vinho, o espetinho de camarão é uma ótima escolha! Se quiser incrementar a receita, você pode combiná-lo com temperos variados, ou mesmo grelhá-lo com verduras, e queijos.

Para a harmonização, aposte brancos frescos da uva Chardonnay, espumantes brut ou rosés.

Aperitivos para vinho - espetinho de camarão
  • Bruschetta à pomodoro

A bruschetta é um antepasto tradicional italiano e seu preparo costuma ser bem simples e prático. Mesmo assim, a apresentação do aperitivo para vinho é perfeita, e o sabor é ainda melhor!

Para a harmonização, é possível optar por rótulos com acidez pronunciada, como um prosecco, ou um tinto estruturado.

Bruschetta à pomodoro • Ana Maria Braga

  • Tábua de frios

A tábua de frios é o aperitivo coringa para qualquer enófilo, e quanto maior a variedade de petiscos oferecidos, mais democrática ela se torna! Por isso, na hora de montá-la, considere incluir carnes embutidas e curadas como salame, breasola, presunto cru ou presunto espanhol , queijos variados, alimentos em conversa e patês de atum, ervas finas, além dos pães de fermentação natural.

Se quiser, vale a pena incluir frutas frescas e secas, como maçãs, morangos, uvas, damasco e tâmaras, além de castanhas e oleaginosas, como amendoim, amêndoas, pistache e castanha-de-cajú.

Por conta de sua versatilidade, a tábua de frios é uma boa opção de petisco para acompanhar vinhos Cabernet Sauvignon. Mas ela também pode ser servida com outros tintos, ou espumantes brut, que possuem uma ótima acidez e harmonizam com a diversidade de sabores.

Como montar uma tábua de frios para o Natal?

  • Caponata de berinjela

A caponata de berinjela é uma excelente opção de aperitivo vegano. O antepasto italiano pode ser servido com pães, torradas e saladas, e preparado de diversas maneiras, incluindo mais ou menos ingredientes.

Ao escolher o vinho para harmonizar, você pode optar por tintos frutados da uva Merlot ou espumantes brut.

Pão com caponata de berinjela
  •  Carpaccio bovino

O carpaccio é uma receita tipicamente italiana, que consiste em filés crus de carne temperados. É uma boa opção de aperitivo para vinhos tintos de médio corpo como Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Negroamaro.

Receita de carpaccio de carne light - MundoBoaForma

  •  Isca de peixe

A isca de peixe é um dos aperitivos para vinho mais queridos entre os brasileiros. A mistura do sabor e da crocância fazem a entrada perfeita para refeições de verão, acompanhadas de um bom vinho branco.

Para a harmonização, opte por um Pinot Grigio fresco e cítrico. É também uma boa opção de aperitivo para vinhos rosés.

Iscas de Peixe - Crocantes, Saborosas e Nutritivas - Saúde Vida Total